o que é MSP.

4 perguntas sobre o MSP

Os muitos benefícios de ter uma força de trabalho contingente, acelerada pela onda atual de inovação tecnológica, está mudando o mundo dos negócios, tornando-o mais agil e poderosos. Provavelmente, sua organização está passando pela mesma transformação. O MSP é um recurso rápido e fácil para gerenciar programas que podem suportar a estratégia de aquisição.

#1 O que é MSP?

serviço de MSPO serviço de MSP (Managed Services Program) é altamente eficiente para as empresas administrarem a força de trabalho contingente. Os benefícios deste serviço incluem:

  • conhecimento especializado de mercado
  • eficiência de processos
  • expertise em tecnologia
  • escabilidade de programas
  • respeito às práticas e normas vigentes
  • visibilidade de investimentos

A MSP poderá atuar como parte integrante da área de recrutamento ou do departamento de RH da empresa, e administra todo o ciclo de vida da força de trabalho contingente – da solicitação ao pagamento, passando pelo faturamento.

A MSP pode utiliza a plataforma de Vendor Management System (VMS), que garante à nossos clientes total visibilidade sobre a situação de cada colaborador contingencial registrado no sistema. O MSP também assegura o cumprimento de todos os aspectos da legislação trabalhista e das exigências do governo, devido ao processo uniforme e cuidadosamente projetado. Acrescentar uma plataforma de análise de talentos ajuda a tomar decisões mais precisas em relação aos recursos humanos contingentes.

#2 O MSP é adequado para a sua empresa?

Para ter um MSP, a empresa deve realizar um investimento mínimo em talentos contingentes. Para que o programa funcione com autossuficiência, é preciso trabalhar com um determinado volume. É importante ainda considerar outras questões, tais como:

  • O programa interno de força de trabalho contingente é capaz de controlar custos e mitigar riscos de forma adequada?
  • Existe um processo rigoroso de análise e revisão dos fornecedores?
  • Existem mecanismos para garantir o cumprimento das políticas de investimento?
  • A empresa utilizou um VMS sólido para garantir relatórios precisos e visibilidade dos investimentos?

Caso o programa interno da empresa não atenda alguma das necessidades acima, o MSP poderá trazer benefícios consideráveis. Para determinar se ele deve ser adotado, é preciso ter clareza sobre os objetivos da empresa e saber se o programa interno atual é capaz de atingir esses objetivos, respeitando os parâmetros de custo e os prazos desejados.

#3 Quais são os benefícios do MSP?

os benefícios do MSPOrganizações que utilizam frequentemente talentos contingenciais costumam ter dificuldade em garantir visibilidade total e cumprimento das regras, no que diz respeito a esses colaboradores. Os gerentes de contratação podem procurar e adquirir recursos humanos por conta própria, deixando os departamentos de compras e RH à margem do processo – sem saber quais e quantos colaboradores chegam e saem da empresa. Isso pode trazer diversos riscos para a empresa, como problemas regulatórios, de segurança física, altos custos trabalhistas, fraudes e outras questões que ocorrem quando não há controle adequado. O MSP implanta processos que enfrentam esses problemas, trazendo:

  • maior visibilidade de investimentos
  • acesso rápido aos talentos custo
  • reduzido para aquisição de talentos
  • simplificação dos processos
  • melhor cumprimento das regulações

#4 Qual é o custo?

Existem dois modelos mais comuns no mercado. O modelo financiado pelo fornecedor é o mais conhecido nos Estados Unidos. Nele, uma porcentagem das notas fiscais emitidas por um fornecedor é retida pelo MSP, e cobre os custos. Sendo assim, esse sistema não traz custos diretos para o cliente. Entretanto, nos mercados em que a margem é baixa, alguns fornecedores não estão dispostos a participar desse tipo de programa, e podem preferir disponibilizar seus melhores talentos para outros clientes.

Um programa financiado pelo fornecedor exige que o empregador pague uma taxa ao MSP – que pode ser fixa ou variável, dependendo do acordo. Embora esse sistema possa parecer mais caro, o modelo financiado pelo cliente pode ter mais benefícios, pois garante que os fornecedores ofereçam talentos de alta qualidade.

 

Para mais informações, solicite a consultoria personalizada de um especialista.

Previous Article
managing service provider spend: a practical approach to SOW talent management.
managing service provider spend: a practical approach to SOW talent management.

Why should you integrate SOW talent management into you managed services program (MSP)? Read on for four be...

Next Article
o que é RPO?
o que é RPO?

Terceirização do processo de recrutamento (RPO) poderá facilitar o processo de recrutamento em sua empresa....