#2 cinco perguntas para ajudá-lo a encontrar a solução de RPO certa | RPO series.

May 5, 2021

modelos diferentes para necessidades únicas.

A capacidade de atrair, engajar e, por fim, contratar os melhores talentos tornou-se uma das maiores vantagens que uma empresa pode ter no cenário de negócios hipercompetitivo de hoje. Ainda assim, como muitas empresas lutam com uma oferta escassa de talentos e orçamento ou recursos insuficientes para melhorar suas estratégias de recrutamento, mais organizações recorreram à terceirização do processo de recrutamento (RPO - recruitment process outsourcing). Ao terceirizar todos ou os principais aspectos do processo de aquisição de talentos para provedores de RPO altamente especializados, os empregadores podem se beneficiar da experiência, extensas fontes de candidatos e as mais recentes tecnologias de recrutamento para garantir que contratem o melhor talento possível.

Mas antes que uma organização possa realmente experimentar os benefícios da RPO, ela deve primeiro tomar uma decisão crucial: determinar qual solução de RPO é certa para ela. Assim como cada empresa tem necessidades de talentos diversas e muitas vezes flutuantes, existem vários modelos diferentes de RPO disponíveis para atender às suas necessidades únicas. Quando se trata de RPO, a resposta nunca deve ser uma solução única para todos; ao invés disso, o empregador e seu parceiro RPO definirão um modelo que atenda às necessidades atuais de contratação e evolua conforme os objetivos de negócios mudam.

1. qual é o meu volume de contratações  e qual será no futuro?

A primeira consideração é identificar como os volumes de contratação e quaisquer aumentos esperados afetarão a eficiência do recrutamento. Conforme o volume de contratações aumenta, as funções de recrutamento interno podem ficar sobrecarregadas. Como resultado, as empresas costumam confiar mais em agências externas, o que pode não apenas eliminar o nível interno de serviço de alta interação, mas também aumentar os custos. Por outro lado, um provedor de RPO atua como uma extensão da equipe de recrutamento, promovendo a marca de empregador da própria empresa e garantindo uma forte experiência do candidato.

Mesmo que não se espere que o volume de contratações aumente, contar com funções internas ainda requer investimento contínuo e manter-se atualizado com as melhores práticas para garantir que os melhores talentos sejam identificados e engajados.

2. qual valor adicional  minha estratégia de talentos precisa oferecer?

Algumas organizações aproveitam a RPO para assumir o processo de recrutamento de ponta, a qual quanto outras buscam soluções para complementar ou substituir funções selecionadas. Para determinar a melhor abordagem, é importante medir o desempenho da função interna nas principais métricas fundamentais de recrutamento. A avaliação deve incluir coisas como tempo de ciclo, requisições mensais preenchidas, entrega no prazo, requisições abertas e número de funcionários.

A empresa também deve considerar como a RPO pode melhorar outras áreas, como marca do empregador, capacitação de tecnologia ou análise de talentos, para aumentar ainda mais sua capacidade de contratar talentos de alta qualidade rapidamente. Entender onde a empresa se destaca e onde há espaço para melhorias é crucial para determinar como a RPO pode ser mais eficaz.

3. o que eu preciso investir para manter uma função de talentos de classe mundial?

Uma função dalcançar e manter uma operação e aquisição de talentos de sucesso é fundamental para uma organização competitiva e de alto desempenho. No entanto, sólida requer um grande investimento - seja administrado internamente ou terceirizado - para identificar e implementar as melhores práticas, metodologias de fornecimento e tecnologia.

Por exemplo, o uso de tecnologia móvel, mídia social e análises são essenciais para contratar o talento certo, mas não acompanhar as ferramentas e métodos de fornecimento em mudança prejudicará significativamente os esforços de recrutamento.

4. qual modelo de RPO está mais alinhado às minhas necessidades?

Quaisquer que sejam seus principais motivadores para a adoção de um programa de RPO, é importante identificar o modelo que pode entregar o maior valor e os melhores resultados. Existem quatro modelos principais de RPO disponíveis:

RPO seletivo. Ao invés de terceirizar cada estágio do processo de recrutamento, um programa seletivo de RPO permite que as empresas fortaleçam componentes específicos de seus processos de recrutamento interno.

RPO de ponta a ponta. O modelo de RPO mais abrangente, é uma solução contínua que abrange todos os serviços envolvidos com o recrutamento permanente: consultoria com gerentes de contratação, processamento de requisições, fornecimento e seleção de candidatos, agendamento de entrevistas, preparação e apresentação de ofertas e realização de atividades de integração. Também pode incluir serviços de valor agregado, como marca do empregador e gestão da força de trabalho contingente.

RPO de projeto. Um contrato de RPO de projeto é semelhante ao modelo de ponta a ponta, mas aplica-se a um projeto específico ou iniciativa de negócios-chave e inclui cronogramas e objetivos finais claramente definidos. Embora frequentemente usado para atender às necessidades de fornecimento imediatas de curto prazo, o modelo também permite que as organizações testem uma solução de RPO antes de lançá-la em toda a empresa.
Por exemplo, um empregador pode decidir confiar em recrutadores internos para cargos de alto nível, enquanto adota RPO para funções de alto volume ou mais especializadas. Como alternativa, uma organização contratante pode optar por terceirizar para uma unidade de negócios ou geografia específica, ou para um determinado conjunto de processos, como fornecimento e triagem ou verificação de referência.

recrutador sob demanda (ROD - recruiter on demand). Às vezes, uma empresa simplesmente precisa de recrutadores adicionais para oferecer suporte a seus recursos internos. Uma solução ROD oferece aos empregadores a flexibilidade de que precisam, fornecendo quantos recrutadores forem necessários para auxiliar no processo de contratação em situações como um aumento nas contratações, uma nova iniciativa de negócios ou o lançamento de um produto.

5. quem é o melhor fornecedor  para oferecer nosso modelo de talento?

É importante considerar os fornecedores de RPO com uma cultura complementar, a infraestrutura e abrangência adequadas e a capacidade de entregar uma solução personalizada. Também crítica é a capacidade do provedor de crescer com a organização; afinal, os programas de RPO geralmente se estendem por muitos anos e se expandem na geografia, unidades de negócios e funções preenchidas.

Outros fatores importantes incluem familiaridade com o negócio e a indústria específica, um portfólio de clientes que pode fornecer referências, a capacidade de atender às necessidades locais e globais, uma compreensão dos requisitos regulamentares e o suporte financeiro para investir continuamente em novas tecnologias e processos.

tomando as corretas decisões de RPO.

A escolha de adotar um programa de RPO é uma das maiores decisões que sua organização pode tomar, mas essa é apenas a primeira etapa; você também deve decidir qual modelo atende melhor às necessidades de sua empresa e qual é o fornecedor mais qualificado. Tão crucial quanto é garantir que seu fornecedor não seja apenas capaz de atender aos requisitos de talentos mais urgentes da organização, mas também se comprometa a apoiar seus objetivos de longo prazo. O fornecedor certo será um parceiro confiável, trabalhando em conjunto para ajustar e melhorar continuamente a solução.

Fazer as perguntas certas ajudará a identificar onde as práticas de recrutamento mais precisam de melhorias e como a RPO pode resolver esses desafios. Uma vez que essas necessidades e requisitos forem identificados, a empresa pode adotar o modelo certo e começar a se beneficiar de operações de recrutamento aprimoradas.

Para saber mais sobre como os programas de RPO evoluem e continuam oferecendo valor agregado, baixe o  RPO Playbook da Randstad Sourceright.

> obtenha sua cópia 

 

leia a série RPO:

#1 nove benefícios da RPO além da economia de custos.

#2 cinco perguntas para ajudá-lo a encontrar a solução de RPO certa.

#3 selecionando a equipe para sua implementação de RPO.

Previous Article
#1 nove benefícios da RPO além da economia de custos | RPO series.
#1 nove benefícios da RPO além da economia de custos | RPO series.

Saiba mais sobre os nove benefícios do RPO além da economia de custos.

Next Article
#3 selecionando a equipe para sua implementação de RPO | RPO series.
#3 selecionando a equipe para sua implementação de RPO | RPO series.

Leia o artigo para saber mais como selecionar sua equipe de implementação de RPO.