#3 selecionando a equipe para sua implementação de RPO | RPO series.

May 5, 2021

transformando por meio de RPO.

Quando as organizações decidem implementar um programa de terceirização do processo de recrutamento (RPO), elas estão dando o primeiro passo em direção a uma abordagem prática e econômica para resolver o problema crescente da escassez de talentos. Como o provedor de RPO atua como uma extensão da equipe de recrutamento da própria empresa, o programa pode abordar problemas que já existiam no processo de recrutamento, assim como desafios com a tecnologia atualmente em uso. Uma vez que a RPO pode ser tão transformadora, ela requer um nível de comunicação constante e gestão de mudanças, apoiada por uma equipe de recursos internos que está ansiosa para trabalhar em estreita colaboração com o provedor de RPO antes, durante e após a implementação para garantir o sucesso do programa.

Embora o provedor de RPO conduza a implementação, selecionar os representantes certos que entendem o negócio e fornecem percepções sobre como ele se adapta às mudanças será fundamental para manter o projeto nos trilhos. Uma vez que a equipe é identificada, é crucial definir as responsabilidades individuais desde o início para garantir que cada pessoa conheça as tarefas pelas quais é responsável. Tão importante é que todos entendam o compromisso de tempo envolvido, para que possam garantir que têm a largura de banda para entregar conforme necessário.

quem está na sua equipe de implementação?

Quem deve estar na equipe responsável por trabalhar com o provedor de RPO para conduzir a implementação? É importante incluir todas as partes interessadas relevantes - não apenas aquelas envolvidas na aquisição de talentos. Além de líderes de RH e compras, a implementação de RPO deve envolver membros da diretoria, líderes de linha, gerentes de contratação, marketing, finanças, sistemas de informação e jurídico, sempre que possível.

patrocinador executivo. Como acontece com qualquer iniciativa importante, a implementação de RPO exigirá que um membro da diretoria forneça supervisão e orientação de todo o programa enquanto constrói o alinhamento com

estratégia geral da empresa. Embora o executivo não esteja envolvido com os aspectos do dia-a-dia da implementação, esse patrocinador desempenhará um papel de liderança, comprometendo seu tempo conforme necessário para o sucesso. Muitas vezes, o patrocinador executivo será um diretor de recursos humanos, diretor de pessoal ou outro membro da diretoria.

parte interessada do projeto. As partes interessadas do projeto, que podem incluir profissionais da empresa e do provedor de RPO, desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento do processo do programa. Dedicando tanto tempo quanto necessário de acordo com o plano de implementação, as partes interessadas do projeto também serão responsáveis pela coleta e validação de dados ao longo do processo, contribuindo para o treinamento e comunicação.

patrocinador do projeto. No próximo nível inferior, a implementação da RPO precisará de um patrocinador do projeto, normalmente o indivíduo que lidera a aquisição de talentos na organização contratante.

gerente do projeto. Exigindo muita dedicação - um a dois dias por semana - é o gerente de projeto, que atua como o membro principal da equipe de implementação. Esse profissional irá liderar as atividades de implementação, gerenciar todas as partes interessadas e verificar se os prazos e marcos são cumpridos. O gerente de projeto também estará envolvido em todas as reuniões da subequipe para garantir que as equipes estejam no caminho certo e que a implementação esteja ocorrendo sem problemas. A pessoa selecionada para esta função deve ter um bom conhecimento dos objetivos gerais de sua empresa, assim como um sólido entendimento dos principais motivadores do projeto de RPO e o que a empresa espera realizar. Um forte gerente de projeto também será alguém que tem influência dentro da organização, com uma compreensão do negócio atual e dos recursos disponíveis, e pode navegar de acordo.

recursos humanos. A equipe de RH deve ser instrumental nos aspectos táticos da implementação do programa de RPO, especialmente em torno do desenvolvimento de políticas, desenvolvimento de processos e coleta e verificação de dados. Como eles serão o departamento mais envolvido no trabalho com o provedor de RPO, os líderes de RH devem estar equipados para fornecer o treinamento adequado e a comunicação para o resto da equipe. O envolvimento do RH será conforme necessário de acordo com o plano de implementação, normalmente cerca de cinco horas por semana.

finanças/contas a pagar. Profissionais de finanças e contas a pagar serão necessários em regime de meio período, conforme ditar o plano de implementação. Suas funções incluirão a realização de análises financeiras e testes de sistemas.

compras. Também responsável por comprometer cerca de cinco horas por semana, a equipe de compras provavelmente estará envolvida em áreas como desenvolvimento de contratos, verificação e comunicação de fornecedores e coleta e validação de dados.

jurídico. O jurídico desempenhará um papel crucial durante a negociação do contrato, o que pode envolver cerca de três dias por semana durante essa fase crítica. Sua experiência será usada para contratos e desenvolvimento de políticas.

sistemas de informação. Responsáveis pelos aspectos técnicos da implementação da RPO, as equipes de sistemas de informação investirão cerca de cinco horas por semana em áreas como interfaces e teste de sistemas, coleta e validação de dados e TI e segurança de dados.

comunicação & marketing. A equipe de comunicação ou marketing terá um papel fundamental na comunicação sobre a implementação, seus benefícios e requisitos às partes interessadas. Esses líderes também ajudarão no desenvolvimento de materiais de treinamento para garantir que o programa de RPO seja usado com mais eficácia. Suas contribuições devem ser de cerca de cinco horas por semana.

um esforço em equipe.

Além desses key players, o sucesso final do programa de RPO dependerá da equipe maior de “agentes de mudança” - as mesmas pessoas que serão responsáveis por conduzir as novas iniciativas. A eficácia do programa irá depender parcialmente sobre como a empresa pode se adaptar aos novos processos de RPO.

É por isso que é fundamental ter um plano forte de gestão de mudança como parte da estratégia de implementação. Como a RPO abrange quase todos os aspectos do negócio, é essencial que o projeto esteja alinhado com todas as outras iniciativas, como mensagens, disponibilidade de recursos e tempo. A abordagem certa deve incluir:

  • comunicações iniciais. A equipe de implementação deve apresentar a mudança a todas as partes interessadas, delinear o que isso significa para a organização e explicar o conceito de RPO e seus benefícios de negócios.
  • educação e treinamento. Um programa de treinamento robusto irá detalhar como a iniciativa de RPO afetará as partes interessadas, os novos serviços disponíveis e como utilizar o serviço para melhorar a forma como a empresa adquire talentos.
  • coletar feedback. Avaliar a satisfação e o feedback em intervalos regulares e observar os sucessos e desafios ajudará a alcançar os melhores resultados.
  • comprometer-se com a melhoria. Um fluxo constante de comunicação sobre o programa de RPO é essencial, assim como pesquisas de satisfação e um plano de ação baseado em feedback.

a base para uma implementação eficaz.

Como acontece com qualquer nova iniciativa, uma equipe de profissionais focados que entendam os objetivos do programa e seus papéis para alcançar os resultados desejados é essencial para o sucesso. Tão importante quanto é que todos os membros criem uma cultura de colaboração para melhorar continuamente o programa, uma vez que tenha entrado em operação para entregar resultados máximos.

Para saber mais sobre como os programas de RPO evoluem e continuam oferecendo valor agregado, baixe o RPO Playbook da Randstad Sourceright.

> obtenha sua cópia

 

leia a série RPO:

#1 nove benefícios da RPO além da economia de custos.

#2 cinco perguntas para ajudá-lo a encontrar a solução de RPO certa.

#3 selecionando a equipe para sua implementação de RPO.

Previous Article
#2 cinco perguntas para ajudá-lo a encontrar a solução de RPO certa | RPO series.
#2 cinco perguntas para ajudá-lo a encontrar a solução de RPO certa | RPO series.

Descubra as cinco perguntas para ajudá-lo a selecionar a solução de RPO certa neste artigo.

Next Article
International Women's Day: supporting working women.
International Women's Day: supporting working women.

With millions of women leaving their jobs due to the pandemic, how can employers step up to support this cr...