o que é RPO?

5 perguntas sobre o RPO

Alinhadas às demandas de negócios em constante mudança, as soluções eficazes de RPO utilizam as principais práticas para a aquisição de talentos. Nossos  programas de RPO são customizados, flexíveis e escaláveis para evoluir em um mercado dinâmico e ajudar você na gestão de talentos e share de mercado.

#1 O que é RPO?

terceirização de processo de recrutamentoA solução Recruitment Process Outsourcing (RPO) ou “terceirização de processo de recrutamento” apoia todo ou parte do sistema de contratação de uma empresa. O programa de  RPO ajuda na redução de custos, traz excelência e agilidade aos processos e utiliza tecnologia inteligente e análises preditivas na seleção. Esta solução garante a atração dos talentos certos para sua empresa com base nas melhores metodologias de recrutamento do mundo.

Mais importante: nossas soluções são criadas sob medida para atender às necessidades e aos desafios de recrutamento. O serviço é escalável, por isso é possível ampliar ou diminuir os recursos de recrutamento, dependendo da variação das exigências da área.

as vantagens de um modelo RPO.
O RPO permite ao empregador:

  • minimizar os custos de operação para contratação, pois reduz a dependência de agências terceirizadas e libera sua equipe para ações estratégicas
  • criar um banco de talentos para encontrar rapidamente o candidato certo para sua empresa  
  • aumentar o branding para a empresa
  • reduzir riscos e garante as práticas de contratação que respeitem normas e leis
  • aprimorar o planejamento e a execução da equipe através de ferramentas analíticas

#2 Quais são os modelos de RPO existentes?

Na hora de decidir qual é o tipo de RPO que melhor combina com a sua empresa, é preciso considerar diversos fatores. Confira quatro soluções de RPO:

RPO End-to End.
Solução contínua que abrange todos os serviços de recrutamento (incluindo investimentos em tecnologia). Essa solução End-to-End garante grande economia, eficiência, os melhores resultados em contratação, maior satisfação e garantia do cumprimento às normas. O RPO fornecerá recursos no local e externamente para o processo de seleção de ponta a ponta, do início da operação como alinhamento com gestores até o final como a integração. O RPO End-to-End traz serviços de valor agregado como branding para empresa e gestão da equipe.

RPO por projeto.
Estratégia de recrutamento para um projeto específico como o lançamento de um novo produto ou um grande evento. O RPO por projeto é uma solução eficiente para empresas que desejam preservar a capacidade interna de recrutamento, mas precisam dos benefícios de uma abordagem end-to-end  para um determinado projeto.

RPO selective services.
Ajuda e reforça o processo de recrutamento interno. Por exemplo: várias empresas terceirizam os processos de busca e seleção de candidatos e mantêm serviços essenciais como entrevistas e ofertas. A empresa obtém as melhores práticas apenas para os serviços selecionados.

ROD: recruiter on demand.
Oferece o número necessário de recrutadores para que a empresa enfrente picos de contratação, novos projetos, lançamentos de produtos ou qualquer outra situação comercial. Esta solução permite que o comprador do serviço aumente imediatamente a capacidade de recrutamento, sem alterar processos ou implantar tecnologias. No entanto, seu impacto é menos transformador, e não traz melhorias permanentes aos processos.

#3 Como escolher a solução RPO certa?

Como escolher a solução RPO certaA escolha do modelo certo depende dos desafios atuais e objetivos futuros da empresa. Para isso, é importante ter em mente as seguintes questões:

  • Você precisa de recursos temporários ou permanentes?
  • A empresa deseja transformar os processos de recrutamento existentes?
  • O uso de agências e custos constantemente altos são reflexo das dificuldades internas para recrutar?
  • Você gostaria que o recrutamento refletisse as metodologias e práticas mais atuais?
  • Existe alguma necessidade urgente causada por um novo projeto ou por problemas com a equipe interna?
  • Você precisa ter acesso a tecnologias essenciais para recrutamento, tais como Applicant Tracking System (ATS), ou a uma ferramenta de marketing de recrutamento?

Ao entender melhor os desafios e capacidades atuais da sua empresa, você poderá escolher a solução mais adequada aos objetivos estabelecidos. O RPO traz flexibilidade, agilidade e fácil adaptação às exigências futuras.

#4 Quais são os custos?

De maneira geral, o custo de um RPO é representado por uma tarifa mensal para gestão, colocação e/ou projeto. Na solução end-to-end, os clientes costumam garantir um volume mínimo de contratação para ter uma base de custos. Nesse caso, é cobrado um adicional para cada colocação que ultrapassar esse volume. O custo de um RPO por projeto pode ser determinado de forma semelhante, mas cada projeto possui suas especificidades. Por isso, converse com nossos especialistas e construam uma solução que melhor atende a sua necessidade.
No caso de um RPO seletivo, a tarifa pode ser determinada por volume (número de candidatos com entrevistas agendadas, por exemplo) ou por projeto específico. Em todos esses casos, o custo do RPO costuma a ser mais baixo que o de uma agência de recrutamento.

#5 Qual é a melhor forma de começar?

Comece identificando os problemas que prejudicam a capacidade da sua empresa para atrair e contratar talentos de alta qualidade. Após estabelecer esses desafios, você poderá trabalhar com nossos especialistas e determinar qual é a melhor solução RPO para sua companhia. Para mais informações, solicite a consultoria personalizada de um especialista.

No Previous Articles

Next Article
TV Globo: entrevistas em vídeo aceleram a seleção de candidatos.
TV Globo: entrevistas em vídeo aceleram a seleção de candidatos.

How are companies in Latin America using video interviewing and other candidate screening technologies to e...