Estudo de caso de RPO: aquisição de talentos com habilidades específicas para lançar um centro de serviços compartilhados.

July 11, 2018

demanda por candidatos multilíngues é recebida com um programa RPO bem desenhado no Brasil

| 4 min leitura |

Encontrar talentos de qualidade é bastante difícil em um mercado de trabalho competitivo. Mas exigir que os candidatos falem três idiomas para apoiar a região da América Latina pode ser muito mais desafiador. Por isso, quando uma indústria química precisou associar seu centro de serviços compartilhados a talentos que falam português, espanhol e inglês, os líderes de talentos da empresa chamaram especialistas. Para preencher os cargos, a organização procurou a Randstad Sourceright para oferecer um programa de terceirização de processos de recrutamento (RPO) que oferecia as habilidades necessárias de maneira rápida e econômica.

o sucesso

candidatos bem qualificados

Depois de preencher o volume do primeiro ano de requisição de 110 funções, a rotatividade entre as novas contratações foi de apenas 3%. Isso indica uma forte assertividade de candidatos entregue às necessidades de cada gerente de contratação.

apoiar a diversidade no local de trabalho

Como o Brasil é um mercado com uma alta porcentagem de candidatos com deficiência, a empresa estabeleceu metas que a empresa seja um trabalho mais inclusivo. Por meio do RPO, 10% dos cargos foram preenchidos por pessoas com deficiência.

uma experiência de talento excepcional

Impulsionada pela transparência e comunicação, tanto os gerentes de contratação quanto os candidatos às vagas estão muito satisfeitos com a experiência de recrutamento. Os candidatos dão ao empregador uma pontuação de 4,3 (de um total de 5), enquanto os gerentes de contratação o avaliam 4.1. O RPO oferece uma experiência de contratação que mantém o talento envolvido e informado e fornece aos gerentes de contratação excelentes candidatos.

dirigindo o gerenciamento de mudanças

Por meio de um amplo esforço de gerenciamento de mudanças que envolveu as partes interessadas regionais, o programa rapidamente ganhou apoio e adesão desses líderes. Como resultado, o RPO foi lançado no prazo e começou a entregar os resultados desde o início.

o desafio

o desafio.Quando uma das maiores indústrias químicas do mundo decidiu consolidar seus serviços compartilhados na América Latina para o Brasil, enfrentou uma tarefa assustadora. Para garantir que a instalação pudesse atender seus clientes internos na região multilíngüe, o centro precisava de talentos que pudessem falar no mínimo três idiomas. Para garantir que sua força de trabalho nas novas instalações reflita a população diversa do Brasil, a empresa também estabeleceu metas de diversidade para suas novas contratações. Com recursos de recrutamento internos limitados, o líder do setor buscou conhecimento externo para rapidamente identificar e selecionar esse talento qualificado para atender à demanda.

A empresa precisava de um RPO abrangente e eficiente que pudesse atender a vários requisitos importantes, ao mesmo tempo em que entregasse as contratações de maneira rápida e econômica. Os líderes de talentos da organização também queriam uma solução que pudesse agregar continuamente valor ao recrutamento estratégico e proporcionar consistentemente uma experiência positiva tanto para os candidatos quanto para os gerentes de talent acquisition.

a solução

Trabalhando com um parceiro global de soluções de talentos, Randstad Sourceright, o fabricante de produtos químicos rapidamente encontrou o conhecimento necessário para apoiar sua iniciativa de negócios. A equipe de especialistas em recrutamento da Randstad Sourceright desenvolveu uma solução de ponta a ponta que agora oferece talentos altamente especializados que atendem aos critérios específicos do centro de serviços compartilhados.

O projeto da solução de RPO começou com um extenso briefing sobre os requisitos da empresa, as habilidades envolvidas, as métricas de desempenho e outros critérios essenciais para o sucesso do ramp-up do centro de serviços compartilhados. Para alinhar o modelo de RPO com a estratégia de negócios, a equipe de recursos globais da empresa forneceu uma visão completa do que eles esperavam alcançar ao lançar um centro de serviços compartilhados centralizado.

Destaques da solução seguem:

  • Entregando uma variedade de habilidades.Entregando uma variedade de habilidades, como engenharia, logística, garantia de qualidade e atendimento ao cliente, o RPO já atingiu metas de tempo para preenchimento. Em média, as funções são preenchidas no prazo de 30 dias, com um tempo para envio de 12 dias. No primeiro ano, o RPO atingiu 91% de taxa de preenchimento. E esses candidatos foram muito assertivos; a empresa vê apenas 3% de turn over nessas novas contratações.
  • Adicionando complexidade, os líderes de talento da empresa no Brasil entraram no processo de RPO após a decisão sobre uma solução externa ter sido tomada. Para garantir uma implementação bem-sucedida, uma forte estratégia de gerenciamento de mudanças foi implementada pela Randstad Sourceright. Buscando a entrada e a tomada de decisões das partes interessadas, o RPO ganhou rapidamente a adesão, o que impulsionou o sucesso do programa.
  • Um fluxo de trabalho aprimorado e um conjunto de tecnologias de recrutamento permitem processos mais eficientes, porém de alto impacto, que agregam valor a todas as partes interessadas. Candidatos e gerentes de talent acquisiton citam consistentemente uma experiência de recrutamento positiva, com uma média de mais de 4 de 5.
  • Para ajudar a atrair candidatos qualificados, uma iniciativa de employer brand eleva o perfil da empresa. Ao destacar sua proposta de valor para os funcionários e demonstrar sua cultura corporativa envolvente, a empresa é capaz de envolver o talento especializado de que precisa.

Olhando para o futuro, o empresa do segmento químico está ansiosa para expandir seu RPO. A empresa irá implementar a plataforma analítica TalentRadar da Randstad Sourceright, avaliações on-line e acompanhamento de candidatos, além de pesquisa aprofundada sobre diversidade de contratação. Além disso, o empregador espera expandir o programa para incluir outras operações também.

fonte e atrair talentos altamente especializados com RPO

guia prático para terceirização de processos de recrutamento.

Solicite sua cópia do Playbook RPO para descobrir como. Neste guia prático, você aprenderá sobre os benefícios da terceirização do processo de recrutamento e os diferentes modelos que você pode adotar para obter uma vantagem de recrutamento competitiva. Você também terá acesso a dicas para implementar sua solução e aproveitar ao máximo seu modelo de talento.

> faça o download do Playbook

No Previous Articles

Next Article
Estudo de caso de RPO: gigante farmacêutica encontra a cura certa para seus desafios de recrutamento.
Estudo de caso de RPO: gigante farmacêutica encontra a cura certa para seus desafios de recrutamento.